12° Domingo do Tempo Comum, Ano A 10


Roteiro Homilético 10: + Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília
http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/
Na passagem do Evangelho segundo Mateus, hoje proclamada, encontramos três vezes a palavra de Jesus dirigida aos seus discípulos: “Não tenhais medo!” (Mt 10,26.28.31). A Liturgia da Palavra nos motiva a cultivar a atitude de confiança e esperança em Deus, acompanhada da fidelidade e do testemunho. Ao invés do medo dos homens, é preciso confiar em Deus e dar testemunho fiel e corajoso de Jesus Cristo. Infelizmente, há quem sente medo ou vergonha de mostrar a sua fé perante os que não creem ou não participam da Igreja. É preciso sempre tratar todas as pessoas com o devido respeito, mas jamais esconder a fé cristã.

Em meio à angústia e ao medo espalhado por muitos, o profeta Jeremias permanece fiel, colocando em Deus a sua confiança. “O Senhor está ao meu lado como forte guerreiro” (Jr 20,11), afirma ele, suplicando o auxílio divino. Por isso, Jeremias nos convida a louvar e a cantar ao Senhor que salvou a sua vida da mão dos perversos. Situação semelhante é vivida pelo Salmista, que sofre insultos por causa da sua fé em Deus, mas permanece fiel, reconhecendo o seu imenso amor pelos pobres e perseguidos. Com ele, nós suplicamos: “Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor” (Sl 68). Com São Paulo, nós reconhecemos que a graça de Deus, “o dom gratuito concedido por meio de Jesus Cristo”, é muito maior do que o pecado do homem (Rm 5,12-15). Por isso, louvamos ao Senhor, na Eucaristia!

Neste domingo, celebramos o Dia Nacional do Migrante, com o tema “Migração, biomas e bem viver”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade. Brasília foi edificada por migrantes vindos de todas as partes do Brasil, que continuam a formar a maior parte de sua população. Somos convidados a rezar e a refletir sobre a realidade dos migrantes, bem como, a desenvolver ações pessoais e comunitárias que lhes manifestem a acolhida fraterna, a solidariedade e o respeito, da comunidade cristã e de cada um.

Na próxima terça feira, 27 de junho, o Papa Francisco celebra 25 anos de ordenação episcopal. A ele, o nosso cordial agradecimento pelo ministério fecundo que tem desempenhado com generosidade e alegria. Unidos ao Santo Padre, nós bendizemos a Deus e rezamos por ele!


No sábado, 1º de julho, será realizada a ordenação de sete sacerdotes, na Catedral Metropolitana de Brasília, às 8:30 h. Nossos padres necessitam das suas orações e presença fraterna. Reze por eles e venha participar da celebração, acolhendo os novos presbíteros, com alegria e gratidão!